Monday, 7 November 2011

Cidades Digitais

Ola gente,

Depois de algum tempo sem publicar nada, gostaria de mostrar e discutiir aqui um conceito bem interessante. Veja o video ai a baixo, leia o meu comentario e depois faca o seu. Nao e possivel que nao tenha nada a dizer sobre isso.





Passeando pela internet outro dia me deparei com este conceito ai do vídeo, algo que muito me interessou. A ideia das cidades digitais exposta no vídeo de forma clara e objetiva, seria para mim um ponto de partida para a sociedade do futuro. Como cidadãos deveríamos verdadeiramente pensar em como cada um de nos poderia melhorar o pais e o mundo em que vivemos hoje. A verdade é que num mundo cada vez mais agitado e competitivo, as vezes nos preocupamos mais com os leões de cada dia, que deixamos de lado o individuo que mora ao lado: o seu irmão ou irmã, o seu primo ou prima, o seu vizinho ou vizinha, o seu colega ou amigo.

Numa economia globalizada cada vez mais voltada para os negócios, mercado de valores e sobrevivência, tendemos a esquecer a vivencia e deixamos de lado noções e valores importantes como a cidadania. A preocupação com o próximo, seja ele um familiar ou não, parece ser muito distante do nosso quotidiano da sobrevivência. Mas o que não podemos esquecer é que ha sempre alguém precisando ao nosso lado, não somente de um medico como o caso apresentado no vídeo, mas também de um ombro amigo e uma palavra de atenção.

O conceito das cidades digitais não só nos relembra do significado da palavra cidadania e solidariedade, mas também nos mostra como podemos coloca-lo em pratica no nosso dia a dia com um vizinho ou familiar. E acredito que neste ponto a tecnologia da informação discutida em postagens anteriores ajuda muito neste processo. A ideia que venho expondo aqui ha algum tempo sobre conectividade, inovação e reinvenção é exemplificada no conceito cidades digitais. Implantado ha pouco mais de 4 anos em pequenas cidades de São Paulo o projeto parece realmente ser coisa do futuro. Imaginar o fato de uma população inteira se conectar e se ajudar por meio de sinais de satélite parece inacreditável e ao mesmo tempo animador pelo fato de saber que isto é possível.

O mais interessante é perceber o processo de reinvenção de um principio básico das telecomunicações, executado no nosso dia a dia quando falamos ao celular ou nos conectamos a internet. Este simples conceito aliado ao conhecimento e a alta tecnologia disponível atualmente, permitiram que profissionais da área conseguissem desenvolver um protótipo de um futuro ideal. Algo que pode perfeitamente ser incorporado em nossas mentes e talvez nos levar a algum lugar muito além de nossas habilidades digitais. Esta simples ideia, pode nos levar a um mundo de possibilidades e aventuras quotidianas, que aliadas a cabeças ativas e não dormentes, pode sim ser cada vez melhor.

Não estou aqui dizendo que deveríamos criar cidades digitais e mudar o mundo, pois essa seria uma versão um pouco infantil demais para um assunto de gente grande. O que acredito e quero dizer é que podemos começar isso no dia a dia, ajudando um deficiente visual a atravessar a rua, ajudando um cadeirante a subir no ônibus, oferecer ajuda a quem precisa, acolher o sem teto no seu conforto de amor, bondade, seriedade, sinceridade, gratidão e o mais importante: cidadania. Sinto que precisamos acreditar no próximo, ajudar o próximo, para podermos construir cidades digitais que se conectam não só por sinais aéreos mas principalmente por uma corrente humana de solidariedade e respeito.

Bom, por hoje e isso pessoas. Espero que tenham gostado e deixem comentarios ai em baixo. Ate a proxima!

No comments:

Post a Comment