Thursday 7 February 2013

Vigilancia na Era Virtual: Parte I

Olá pessoal,

Quanto tempo sem publicar nada, não é mesmo? Estive tão ocupado nos últimos seis meses que não tive tempo de sentar em frente ao meu laptop para escrever nada além de trabalho. Mas agora tenho boas noticias: estou de volta ao blog, o que significa que novas postagens interessantes estão por vir e agora com mais frequência do que antes, prometo. E para começar novamente, nada melhor do que falar de um tema tão atual quanto vigilância virtual. Espero que gostem!

Soube que nesta semana tivemos o dia da segurança na Internet, pensando nisso e considerando que não tenho publicado nada por aqui recentemente, nada melhor do que falar sobre vigilância.

Ano passado, no meu ultimo ano de bacharelado, tive uma aula muita interessante sobre vigilância, o que me fez pensar sobre isso como um tema atual e recorrente em minha vida e na vida de milhões de outras pessoas. Porem, antes que eu possa começar a escrever qualquer coisa sobre isso, acho necessário que entendam o que significa vigilância ou fiscalização? Numa definição acadêmica, David Lyon, um escritor de material acadêmico, diz que vigilância se trate de “Assistir e registrar a atividade de outros como meio de monitoramento e supervisão dos mesmos” (Lyon, 2002). Ou ainda, “Foco e atenção sistemática a informações pessoais com o proposito de influenciar, gerenciar, tomar conta, controlar e regulação” (Lyon, 2002: p.1-5). Da mesma forma, o Mini Aurélio Dicionário da Língua Portuguesa, em sua sétima edição, afirma que fiscalizar significa “1.Vigiar examinando. 2. Sindicar (os atos de outrem). Int. 3. Exercer o oficio de fiscal.”

Sendo assim, por enquanto focarei na definição do dicionário para o termo fiscalizar, embora a primeira definição, a acadêmica, também seja importante e portanto será explorada em minha próxima postagem.

Em Nossa sociedade atual, onde a Internet e as redes sociais se tornaram uma febre e uma das principais formas de comunicação, as pessoas parecem estar perdendo a noção ao usa-las. Não existe qualquer filtro com respeito ao que publicar ou não publicar na Internet. Se pegarmos o Facebook como um exemplo do nosso uso das mídias sociais, fica mais do que claro sobre o que estou falando aqui. Durante os últimos dois anos, venho observando como as pessoas usam o Facebook e outras redes sociais e constato que nossa sociedade esta cada vez mais “aberta” na Internet. Estão sendo menos cuidadosas ao postar, compartilhar ou disseminar informações pessoais na web, como endereço, numero de telefone, locais onde vai estar ou já esteve. Ninguém parece estar assistindo o noticiário sobre sequestros, mortes, psicopatas, pedofilia e muitos outros crimes relacionados a captura de informações pessoais na Internet.

O quanto isso pode ser perigoso? Será que realmente prestamos atenção suficiente no que postamos e compartilhamos em nossas redes sociais? Acho que não. Talvez esta seja a razão pela qual ha um crescente numero de ferramentas digitais que capturam informações pessoais de qualquer pessoa que as forneça em suas redes. Existem ferramentas como o Four Square, uma suposta rede social que permite os usuários fazer o check in ou check out, o que deixa outros saberem sua localização exata através do Facebook. Sendo assim, continuo me perguntando, que tipo de ferramenta social seria esta? Para onde estamos indo com esta obsessão por redes sociais? Eu sinceramente não acho que seja necessário se revelar para o mundo dessa maneira. Acho inteiramente possível usar estas mídias sociais de forma mais inteligente e menos evasiva do que fornecer suas informações pessoais, como demonstrarei na próxima publicação sobre este tema. Por enquanto, precisamos compreender que tudo isso se refere a sabermos a melhor forma de usar nossas redes virtuais. Precisamos nos preservar como cidadãos de toda e qualquer ameaça externa ao nosso mundo virtual, que apenas nos trará problemas sérios. Sejamos espertos e alertas, postando apenas coisas que vão nos beneficiar pessoalmente e profissionalmente, não vamos superestimar o poder da informação.

Por hoje basta, mas fique alerta pois mais sobre este tema esta por vir em breve!

No comments:

Post a Comment