Friday 24 May 2013

Denúncia: Liberdade virtual contestada


Ola pessoal, agora que já entendemos o que é e como nos prevenirmos contra a constante vigilância que sofremos na Internet, acho valido propor uma discussão que de certa forma complementa mas também se sobrepõe ao mesmo tema. Até que ponto temos nossa privacidade respeitada na web? Até que ponto podemos navegar por onde quisermos sem sermos “vigiados” ou “monitorados” pelo próprio sistema? É claro que ai também esta envolvido ameaças externas como a de um hacker ou dos enxeridos do cotidiano mesmo, seja ele um amigo, uma mãe, um pai, um primo, enfim, quem quer que seja que sempre insiste em nos bisbilhotar. Porem, acho que neste caso a ameaça se encontra mesmo em quem nos controla de perto, que aqui também inclui o hacker, mas também inclui ferramentas criadas para nos auxiliar na Internet, mas que muitas das vezes acabam por nos monitorar também.

Dai temos inúmeros exemplos como os cookies do PC, o histórico do computador, sistemas alheios ao nosso mas que monitoram, como aqueles já citados na postagem anterior. A questão é: como nos proteger disso? Será que tem jeito de manter a privacidade na web ou temos que lidar com isso da melhor forma? Eu sinceramente acho impossível, pois uma vez que a tecnologia avança e se transforma constantemente não temos mais controle do poder que ela exerce sobre nos. O poder da tecnologia da informação se tornou tamanho que hoje em dia os profissionais da área são cada vez mais requisitados (tema da próxima publicação). A solução ao meu ver, passa pelo ponto que mencionei anteriormente: a forma como nos relacionarmos com a net, o que publicamos e o que omitimos. Nós somos a nossa própria segurança e consequentemente criamos a nossa própria “privacidade” mesmo que seja por vezes velada ou contestada. E você, o que acha disso? Fique a vontade para me contar abaixo ou comente este link por aqui mesmo, como preferir.



1 comment:

  1. Eu acredito que devemos usar a ponderação e a racionalidade.
    Há atitudes nas redes sociais que não nos define, mas podem nos prejudicar de alguma forma.
    As informações chegam muito rápido onde menos se espera, então, devemos atentar-se para o que fazemos, postamos, comentamos e "curtimos" na internet.

    ReplyDelete