Ola pessoal,
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Recentemente a agencia Leo Burnett lançou um viral polemico para a ONG Britânica Think. O vídeo, como pode se ver acima, faz parte de uma “pegadinha” feita no banheiro de um
Pub para alertar o publico em geral sobre os perigos de ingerir álcool e
dirigir em seguida. De uma forma bem abrupta, a cabeça de uma mulher era
lançada contra o espelho do banheiro quebrando-o em seguida e assuntando a
“vitima” enquanto a mesma lava as mãos. O susto me fez pensar: qual seria o limite da criatividade? Poderia isso ser
considerado uma propaganda de efeito? Lendo os comentários relacionados ao vídeo,
percebi que existe ai uma linha tênue de discussão entre publicitários,
comunicólogos e afins e aqueles que não são da área, mas que como qualquer
cidadão tem uma opinião.
Resumidamente, de um lado pessoas que dizem que o viral é simplesmente
genial. O ponto positivo no caso esta na forma que a propaganda foi feita e no
local em que foi feita, atingindo um publico especifico que com certeza estaria
ali bebendo para dirigir depois, o que tornou o vídeo viral. Por outro lado,
alguns dizem que o vídeo não traz mensagem nenhuma no final, apenas assusta e
portanto não seria eficaz como alerta. Eu particularmente concordo com a
segunda opinião neste caso. O susto pelo susto poderia ate ser fatal se
aplicado em cardíacos por exemplo e não traria nenhuma mensagem além do susto
causado.
Em se tratando de publicidade como um todo, acredito que não pode haver
barreira alguma, o publicitário tem de ser livre para criar e usar de todos os
recursos disponíveis de forma consciente. O espaço urbano e as redes sociais
representam terreno frutífero para a propaganda mundial; nele pode-se aguçar a
curiosidade humana, pode-se ousar ao utilizar o mobiliário urbano... enfim,
brincar com isso não deve ser uma opção e sim um dever. É claro que as leis do
Conar, como órgão regulador, tem de ser respeitadas, porem não temidas a ponto
de tolher a mente publicitaria. Porem, disso tudo que escrevi fica a pergunta:
Será que a publicidade atual esta menos ousada? Será que como publicitários
teremos de medir a nossa criatividade ou deixa-la fluir ao máximo, mesmo que o
máximo infrinja as “normas” da sociedade?
De sua opiniao, interaga, me ajude a divulgar este texto!
Ate a próxima.
De sua opiniao, interaga, me ajude a divulgar este texto!
Ate a próxima.
Quando comecei a ver o vídeo, achei que o espelho teria algum efeito para as pessoas enxegarem embaçado. Essa ação é criativa, mas muito invasiva e inadequada. Se fazem com uma pessoa com problemas de coração, por exemplo, pode gerar sérios problemas.
ReplyDeleteIncrivel, Criativo porém assustador, acho que transmitiu bem a mensagem e que na publicidade, temos que ir sempre além, inovando com novos meios de transmitir a informação, só acho que o Pub perdeu alguns clientes com a ação, pois apos esse susto o jeito era ir embora e talvez até dirigindo porque para os mesmos, se não falassem que aquilo fez parte de uma propaganda, ele nunca iria saber a mensagem.
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