Thursday 20 June 2013

A longa linha da criatividade


Ola pessoal,

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Recentemente a agencia Leo Burnett lançou um viral polemico  para a ONG Britânica Think. O vídeo, como pode se ver acima, faz parte de uma “pegadinha” feita no banheiro de um Pub para alertar o publico em geral sobre os perigos de ingerir álcool e dirigir em seguida. De uma forma bem abrupta, a cabeça de uma mulher era lançada contra o espelho do banheiro quebrando-o em seguida e assuntando a “vitima” enquanto a mesma lava as mãos. O susto me fez pensar: qual seria o limite da criatividade? Poderia isso ser considerado uma propaganda de efeito? Lendo os comentários relacionados ao vídeo, percebi que existe ai uma linha tênue de discussão entre publicitários, comunicólogos e afins e aqueles que não são da área, mas que como qualquer cidadão tem uma opinião.

Resumidamente, de um lado pessoas que dizem que o viral é simplesmente genial. O ponto positivo no caso esta na forma que a propaganda foi feita e no local em que foi feita, atingindo um publico especifico que com certeza estaria ali bebendo para dirigir depois, o que tornou o vídeo viral. Por outro lado, alguns dizem que o vídeo não traz mensagem nenhuma no final, apenas assusta e portanto não seria eficaz como alerta. Eu particularmente concordo com a segunda opinião neste caso. O susto pelo susto poderia ate ser fatal se aplicado em cardíacos por exemplo e não traria nenhuma mensagem além do susto causado.  

Em se tratando de publicidade como um todo, acredito que não pode haver barreira alguma, o publicitário tem de ser livre para criar e usar de todos os recursos disponíveis de forma consciente. O espaço urbano e as redes sociais representam terreno frutífero para a propaganda mundial; nele pode-se aguçar a curiosidade humana, pode-se ousar ao utilizar o mobiliário urbano... enfim, brincar com isso não deve ser uma opção e sim um dever. É claro que as leis do Conar, como órgão regulador, tem de ser respeitadas, porem não temidas a ponto de tolher a mente publicitaria. Porem, disso tudo que escrevi fica a pergunta: Será que a publicidade atual esta menos ousada? Será que como publicitários teremos de medir a nossa criatividade ou deixa-la fluir ao máximo, mesmo que o máximo infrinja as “normas” da sociedade?   

De sua opiniao, interaga, me ajude a divulgar este texto!

Ate a próxima.

2 comments:

  1. Quando comecei a ver o vídeo, achei que o espelho teria algum efeito para as pessoas enxegarem embaçado. Essa ação é criativa, mas muito invasiva e inadequada. Se fazem com uma pessoa com problemas de coração, por exemplo, pode gerar sérios problemas.

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  2. Incrivel, Criativo porém assustador, acho que transmitiu bem a mensagem e que na publicidade, temos que ir sempre além, inovando com novos meios de transmitir a informação, só acho que o Pub perdeu alguns clientes com a ação, pois apos esse susto o jeito era ir embora e talvez até dirigindo porque para os mesmos, se não falassem que aquilo fez parte de uma propaganda, ele nunca iria saber a mensagem.

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