Como uma forma de recapitulação e integração das minhas duas ultimas postagens, gostaria de escrever e pensar hoje baseado em imagens, estas ai a cima.
Já faz algum tempo que sabemos da importância da tecnologia em nossas vidas, nos acompanhando por onde quer que formos. Parece-me que hoje em dia há uma febre tecnológica muito grande, as pessoas já não conseguem mais viver sem o celular ou a internet. O mundo parece girar em torno das tecnologias, sejam elas recentes ou um pouco mais ultrapassadas, mas há de se convir que hoje em dia todos se rendem a ela. O que se pode comprovar de fato é uma integração e conectividade do mundo ao redor de alguma forma de tecnologia. Porem devo perguntar se esta seria realmente uma era da tecnologia da informação ou apenas estaríamos influenciados por uma onda mundial em busca de aperfeiçoamento tecnológico?
Alguns estudiosos recentes acreditam que sim, a tecnologia esta a favor da informação. Quando o saudoso Steve Jobs criou o computador que revolucionaria o mundo hoje, o Macintosh, em uma garagem escura, pequena e talvez mal cheirosa, ele estaria ali criando uma forma mais rápida e fácil de adquirir conhecimento e pratica-los de forma adequada. Um pequeno exemplo de como essa ‘maquinas’ podem ajudar na pratica do conhecimento seria o recurso de edição de vídeo. Este que alias desde o lançamento dos Macintosh vem se desenvolvendo e aperfeiçoando consideravelmente. Através desse recurso podemos editar vídeos gravados amadoramente ou não, de uma forma muito criadora, inovadora, e divertida.
Profissionais da era digital em que vivemos hoje agradecem por muitos desses avanços tecnológicos. Graças a um Macintosh profissionais da área de comunicação e mídia podem criar, inovar, renovar e se reinventar para atender as demandas de um cliente e participar de uma concorrência cada vez mais acirrada. Da mesma forma do que esses super computadores, Steve Jobs e a Apple criaram o iPhone, permitindo comunicação interpessoal de forma inteligente. Com tal tecnologia portável em mãos, somos capazes de não só conectar-se a internet e suas redes sociais, como também adquirir mais informação e conhecimento acessando jornais e outros aplicativos do gênero ou ate melhores. Através deles também se é possível aprender línguas e termos estranhos usando enciclopédias, dicionários e outros aplicativos do tipo.
Por outro lado, algumas pessoas acreditam que nossa era atual não passa de uma competição por aqueles que tem a tecnologia mais moderna e avançada. Um exemplo claro se da no recente lançamento do iPhone 4s, que em apenas duas semanas da data de lançamentos, já faz filas imensas de espera na lojas para adquirir o produto. Será isso um sinal de que talvez estejamos indo longe de mais e nos perdendo na interatividade? Talvez seja verdade, mas acredito que isso seja um mito criado pela própria sociedade digitalmente conectada.
Tudo bem que podemos ver a tecnologia como uma forma de diversão e distração, quando também podemos baixar aplicativos de jogos nos nossos iPhones ou smartphones, assim como também baixar musicas para nossa biblioteca virtual. Mas acredito que isso seria apenas uma forma de entretenimento, do que de alienação do mundo por causa da tecnologia. Devemos considerar porem que determinadas pessoas fazem mal uso dessa diversificação e integração tecnológica, mas isso seria apenas uma minoria.
A verdade que devemos considerar é que todos gostamos de se manter conectado ao mundo global da tecnologia digital. As mídias digitais mencionadas na postagem anterior, são só mais um exemplo de uso da tecnologia que temos em nossas casas ou telefones moveis. Não devemos ver isso pelo lado negativo, pelo contrario, devemos buscar sempre nos inovar sim, nos conectar com o que há de mais novo em termos de tecnologia da informação e integração digital. Se bem usado, podemos tirar o maior proveito do que temos em mãos. Temos que admitir que os tempos mudaram, o mundo transpira hoje softwares e hardwares. Não que nossas mentes tenham virado uma torre de controle ou CPU, mas temos que nos manter atualizados e desenvolvidos. Os tempos são outros, temos que nos mover com o mundo, como mencionei no texto sobre inovação.
Para concluir, devo realmente reforçar a ideia de que vivemos na era da informação digital e tecnológica. Não podemos ser hipócritas e nos mantermos no passado da TV em preto e branco ou do radio escangalhado e imenso que ocupava espaço na mesinha de canto. Temos que buscar o conhecimento aplicado a tecnologia e a informação. Devemos fazer como na primeira imagem de cima para baixo, plugar nossos cabos mentais a rede mundial da informação renovada, para poder então se reinventar, recriar, ser inteligentes e pensar em como melhorar um universo desunido e desconectado em busca de guerras com necessidades desconhecidas.
Bom, por hoje e isso, se gostaram comentem suas opinios sobre o tema ai em baixo. Se nao gostaram, continue acompanhando este blog, para algo mais interessante. Ate a proxima e se cuidem.
No comments:
Post a Comment