Saturday, 8 October 2011

Redes Socias ao alcanco do universo

Ola pessoal, como vai voces? Aqui esta mais um video com explanacao minha interessantisimo. Espero que gostem e deem suas opinioes ai em baixo nos comentarios por favor!

Após minha explanação sobre o vídeo “De onde vem as boas ideias?”, de Steve Johnson, acho que devo desenvolver algumas ideias abertas lá. Em primeiro lugar gostaria de comentar um interessantíssimo vídeo intitulado “A Revolução das Mídias Sociais”.

Mídia social, ou também chamada rede social, pode ser resumido como um conjunto de mídias que reunidas em um mesmo local, a Internet, levam informação ou comunicação de forma rápida a casa das pessoas. Para citar apenas algumas dessas redes podemos aqui falar em Youtube, Twitter, Facebook, Flickr, Myspace, Linked in e muitas outras.

Para compreender a questão central e inicial desse vídeo: “Mídia social ė uma moda ou a maior mudança desde a revolução industrial?”, deveremos voltar um pouco ao passado e ver como o mundo evoluiu desde a revolução industrial. Começando por um grande avanço tecnológico maquinas novas foram trazidas para a indústria, a mão de obra humana foi gradativamente sendo substituída, apesar de não poder ser totalmente ignorada. Enfim, o trabalho braçal ficou mais rápido e dinâmico. Da mesma forma, a vida, especialmente nas grandes cidades, foi ficando também mais agitada, pessoas corriam em busca de melhores empregos e condições de vida. Protestos e greves se tornaram o mote dos tempos, foi uma verdadeira revolução social e pessoal. Foi realmente a mudança dos tempos que já estava sendo anunciada.

Conjuntamente com toda essa revolução salarial, empregatícia e industrial, veio a revolução tecnológica, a revolução das maquinas. A criação do telefone e televisão beneficiaram os já não mais aficionados do radio. A televisão em cores mudou não só a perspectiva da visão, mas como também a perspectiva do para onde estamos indo? Alguns anos mais tarde veio o celular, grandes tijolos que tínhamos que carregar para onde íamos pois uma voz podia a qualquer momento nos solicitar do outro lado de uma linha cruzada de historia. Depois disso nos surpreendemos como os telefones celulares forem ficando cada vez menores e menores e quase morremos de susto quando descobrimos que eles, os inimagináveis tijolos de antes, agora podiam fazer mais do que apenas receber e fazer ligações, podiam se conectar com a rede.

Conforme o tempo passou essa conectividade com a rede evoluiu para uma conectividade do mundo com a rede. A internet surgiu com forca total levando ondas de informação e atividade em tempo real, uma nova era da tecnologia e informação digital tomou conta do mundo. É realmente impressionante sabermos que “96% dos millennials participam de alguma rede social”. Mais impressionante ainda é se dar conta de que agora não somente os jovens aderem a nova ‘moda’, mas os mais velhos também acessam redes sociais. Impressionante como esta nova onda de comunicação rápida e eficaz atinge o numero um, batendo ate Google, a fonte da tal ‘informação’. Ate casais agora podem ser formados e casados com a chancela e benção das redes sociais, o que ocorre não só nos estados unidos mas acredito que no mundo todo.

Toda aquela tecnologia que no passado era tudo, como mencionei antes: o Radio, a TV e a ate a Internet parecem não atrair hoje tantos usuários quanto os 50 milhões nem sonhados num passado não muito distante. É chocante para mim saber que se o Facebook fosse um pais seria o terceiro maior. Isso me faz pensar para onde nossos dedos e nossos computadores ou laptops estão nos levando? Estariam eles realmente nos levando a acompanhar a ‘moda’ eletrônica? Eu sinceramente acredito que sim. Porem quero deixar claro que não acredito nisso pelo lado negativo da coisa, vejo positivamente. Um grande exemplo positivo disso e dado neste vídeo, quando vemos hoje empresas de recrutamento utilizando uma rede social: o Linked in, como uma forma de avaliar melhor seus candidatos. Tenho conhecimento que não posso ser hipócrita e não reconhecer o lado ruim, quando a fofoca nossa do dia a dia pode nos levar a medidas drásticas para bisbilhotar a vida de famosos no twitter (o que pode também ser visto como curiosidade).

Continuando com minha visão positiva, acredito cegamente nessa ideia de universidades não mais distribuírem contas de e-mail para seus alunos. A ideia da entrega de eReaders, iPads e Tablets em substituição dos já obsoletos e-mails é simplesmente genial. Isso apenas prova o que disse na postagem anterior sobre inovação, criatividade e conectividade. É muito mais interessante temos uma fonte mais atual e interativa de informação e conhecimento, do que algo mais antigo ou ultrapassado. Uma prova de como isso funciona é exatamente a capacidade de você estar conectado com o mundo na palma da mão, podendo socialmente se conectar e obter conhecimento de diversas partes do mundo e de diversas fontes como a biblioteca virtual do Wikipédia. A confiabilidade mencionada, também e um fator positivo, pois quando confiamos na moda atual que seguimos temos mais chance de obter sucesso através dela.

Para concluir posso dizer que ao contrario do que é tentado se colocar no vídeo, mídias sociais são uma moda sim. Uma moda como qualquer outra, as quais sabemos que atualmente vão e voltam. Quando digo vão, não significa ir embora, vão apenas dar lugar a novas opções, a aperfeiçoamentos que tornarão as redes sócias muito mais atrativas e funcionais. E não esquecendo da segunda parte da pergunta inicial, podemos sim relacionar esse modismo com a revolução industrial. Não sei se ousaria dizer maior, mas talvez igual, pois graças a revolução industrial a vida nas fabricas de hoje em dia estão muito mais automatizadas e conectadas numa rede de melhores condições de trabalho e vida. Bom, por hoje eh so, espero que tenha gostado e ate a proxima postagem!

No comments:

Post a Comment