Thursday, 6 October 2011

Novas ideias conectadas

Ola a todos, e bem vindos ao meu novo blog, com novos posts e uma nova ideia a partir de agora e por falar em novas ideias, aqui segue um video e uma reflexao pessoal sobre ele. Espero que gostem e postem seus comentarios.



Com base neste vídeo postado ai em cima queria expressar aqui alguns de meus pensamentos sobre o tema criatividade e a internet.

Durante algum tempo venho pensando em como a criatividade contribui no mundo conectado em que vivemos hoje. A internet criada como um simples meio de comunicação e transferência de dados vem se transformando em algo muito mais potente do que isso. Hoje em dia se é possível através dela, não só adquirir um questionável ‘conhecimento’, mas também se comunicar e trocar experiências, ideias e algum conhecimento próprio ou adquirido. Porem mas do que isso, é usado também como uma ferramenta de criação, mas será mesmo?

De acordo com o vídeo ai de cima, grandes ideias levam algum tempo para acontecerem, as vezes podem ate passar anos sem surgir na mente. Da mesma forma do que esse intitulado “palpite lento”, a internet surgiu e se desenvolveu, como quem não quer nada, lentamente, mas conquistando gradualmente grandes multidões. Esta certo que Tim Berners Lee podia não necessariamente ser considerado um gênio, mas esta foi uma grande ideia, pois graças a ela hoje podemos conseguir informações preciosas rapidamente, sem falar no fato de ser algo ao alcance de todos. O tal tempo de incubação mencionado por Steve Johnson no vídeo, o que gera um palpite que colide com outro parecem que, hoje em dia, ao invés de se juntarem e criarem um grande palpite melhor ainda dos que os individuais se esvai por terra.

A razão para isso se explica no fato de que ao invés de levar a um grande centro de grandes ideias, a Internet parece ter virado algo comum, sem muita criatividade, se elevando mais a um patamar de tedio e lixo eletrônico em forma de carta, ou e-mails, scraps, Twits, mensagens, etc. Impressiona a falta de criatividade de certos indivíduos que ao expor conteúdo online apenas copiam e colam textos reconhecidos, se tornado plágios, ou apenas compartilham informações que não mudarão a vida de ninguém, como por exemplo um twit dizendo que acaba de volta da faculdade ou trabalho. Espera ai, vamos combinar que a internet deveria ser usada de melhor forma do que simplesmente isso.

E nesse momento que Steve Johnson comenta sobre Inovação, onde então segundo ele, entra a pergunta a que quero me referir: “O que a Internet esta fazendo com as nossas mentes?”. Ao responder a essa pergunta considero o termo inovação como renovação, onde ideias atualmente geradas na internet possam ser reaproveitadas de maneira criativa. O que quero dizer é: não copiemos e colemos, não retratemos apenas nossas rotinas, não nos limitemos a apenas uma rápida conversa, que nós possamos nos reinventar, renovar e desta maneira então inovar. A troca de conhecimento neste momento é fundamental, o uso positivo da internet para a postagem de conhecimento adquirido e digerido por nos mesmos, não permitindo que a tentação da copia minimize nossas mentes criativas.

Um exemplo de como isso pode ser feito esta na intenção pessoal, quando escrevemos um blog ou tuitamos algo, deveremos pensar em como podemos inovar, em que coisas diferentes e atrativas que podemos escrever sobre. Publicar vídeos inteligentes sobre alguma ideia, ou algo que aprendemos, como fazem os famosos video logs ou vlogs atuais, que estão surgindo online, são um bom exemplo de mudança de mentalidade e atitude. Acredito que seja como o mostrado nesse vídeo acima, deveremos nos mover com o mundo e sair da era do Livro, ou ate mesmo o Radio, únicas formas de adquirir conhecimento antigamente. Deveremos acompanhar o nosso atual mundo conectado e nos mantermos sempre conectados como uma forma de gerar novas ideias, usando nossas mídias atualmente disponíveis, como a Internet no caso aqui citado.

Para concluir, devo dizer que não e preciso ser nenhum gênio como Albert Einstein um dia foi, mas é preciso ser conectado e inovador. A capacidade de nos reinventarmos esta dentro de cada um de nos, o que não podemos é se deixar levar e ficarmos alheios e distraídos, como mencionado no vídeo, na nossa vida quotidiana. E preciso sempre se pensar em uma forma de inovar, renovar, reinventar um presente, se mover do passado para poder construir um futuro inovador e inteligente. Um futuro conectado no presente, sempre ligado ao nosso redor de grandes novidades, e então juntar nossas pequenas ideias, com outras pequenas ideias e gerar grandes novas ideias.

Por hoje e so, espero que tenham gostado e aguardo seus comentarios ou sobre meu novo blog, ou sobre essa postagem agora aberta para discussao.

No comments:

Post a Comment